
Vagas de Emprego:
Objectivo da Posição
Objectivos
Deveres e Responsabilidades
Função de Auditoria Interna
1.1. Participar na implementação do plano nacional de auditoria interna aprovado: realizar missões de auditoria interna através de uma abordagem de gestão de risco:
- Plano de Auditoria: participar na implementação e na actualização do plano de auditoria do país (incluindo as devidas diligências de PI);
- Realizar missões de auditoria interna por país: realizar missões de auditoria por país/área de acordo com o Plano de Auditoria por País e a metodologia de auditoria interna ACTED;
- Rever as missões de auditoria interna por país/área conduzidas pela equipa de auditoria e conformidade da área/país antes da aprovação da Coordenação;
- Realizar as devidas diligências de implementação dos parceiros, participar no acompanhamento do plano de mitigação;
- Sugerir medidas para mitigar tais riscos ao Gestor de Risco e Conformidade do País, discutir as principais conclusões e recomendações durante a missão; elaborar um plano de acção (AUD-04B) a ser discutido durante a sessão de debate;
- Relatório de auditoria: enviar os relatórios de auditoria (AUD-04A) ao Gestor de Risco e Conformidade do País para análise antes da aprovação regional e/ou da sede;
- Assegurar o seguimento das recomendações e participar activamente na sua implementação.
Implementação das directrizes padrão ACTED e do Sistema FLAT a nível da capital, área e parceiros: contribuir para:
- Controlar o fluxo mensal de documentação das Áreas e Parceiros para o escritório da Capital; Rever o nível de conformidade da documentação numa base aleatória;
- Supervisionar a compilação, arquivo e verificação de todas as informações financeiras, logísticas, administrativas, de RH e de programas relacionados com o projecto (incluindo documentação das áreas e dos parceiros) na pasta FLATS de Conformidade do projecto designada numa base mensal (FLA 01 e FLA 03);
- Apoiar a Equipa de Conformidade na identificação das questões de conformidade, preenchendo as listas de verificação de conformidade (FLA 02);
- O seguimento do plano de acção (AUD 04B);
- Elaborar o Relatório Mensal de Conformidade (FLA 04) e o TITANIC de auditoria e obter a revisão e aprovação do Gestor de Risco e Conformidade do País e enviá-lo para a sede.
- Apoio, em casos de litígio (pessoal, fornecedores, etc.) acompanhamento;
- Apoiar o acompanhamento da legislação nacional e local (isenção fiscal, segurança social, direito do trabalho, etc.);
- Acompanhamento da isenção de impostos/IVA: controlar o cumprimento da legislação fiscal ACTED e que as isenções de impostos/IVA sejam solicitadas atempadamente.
- Prestar apoio técnico aos departamentos de Finanças, Logística, Administração, Auditoria e Programa e participar na implementação do plano de acção para mitigar os riscos identificados em 1.1, 1.2 e 1.3 a pedido do Gestor de Risco e Conformidade do País, do Director do País e/ou do Director de Auditoria, Jurídico e Transparência da Sede.
- Apoio, em casos de litígio (pessoal, fornecedores, etc.) acompanhamento;
- Apoiar o acompanhamento da legislação nacional e local (isenção fiscal, segurança social, direito do trabalho, etc.);
- Acompanhamento da isenção de impostos/IVA: controlar o cumprimento da legislação fiscal ACTED e que as isenções de impostos/IVA sejam solicitadas atempadamente.
- Prestar apoio técnico aos departamentos de Finanças, Logística, Administração, Auditoria e Programa e participar na implementação do plano de acção para mitigar os riscos identificados em 1.1, 1.2 e 1.3 a pedido do Gestor de Risco e Conformidade do País, do Director do País e/ou do Director de Auditoria, Jurídico e Transparência da Sede.
- Participar na preparação de auditorias externas e due diligences em estreita colaboração com o Departamento de Auditoria da Sede, o Gestor Financeiro do País e o Director do País;
- Projecto da preparação da Auditoria Externa (AUD-01) e actualização do Projecto, FLAT & Acompanhamento da Auditoria Externa (AUD-00);
- Contribuir para a formação dos parceiros de implementação / pessoal do país/área para a preparação da auditoria externa;
- Contribuir, em consonância com o Gestor Financeiro Nacional na gestão da preparação da auditoria externa relacionada com as despesas dos Parceiros de Implementação.
- Contribuir, em estreita relação com o Director Nacional e o Director Financeiro Nacional, para facilitar e coordenar a auditoria, organizar o pontapé de saída e encerrar as reuniões de cada auditoria externa;
- Contribuir para o projecto de respostas da Gestão ACTED ao relatório de auditoria, a ser revisto pelo Gestor de Risco e Conformidade do País e aprovado primeiro pelo Gestor Financeiro do País e pelo Director do País e depois pelo Departamento de Auditoria da Sede. Acompanhar a recepção do relatório de auditoria assinado;
- Contribuir para assegurar (i) a actualização das Recomendações de Auditoria Externa (AUD-02) e (ii) a implementação das recomendações das auditorias externas;
- Quando relevante para o registo de um projecto a) ou missão, fornecer apoio técnico para seleccionar empresas de auditoria externa.
Sessões de Formação/ Lições Aprendidas/ Melhores práticas
Capacitação e Formação
- Proporcionar formação prática em áreas específicas dos procedimentos ACTED;
- Pessoal de Conformidade de Mentores no país.
Lições Aprendidas
- Contribuir para uma divulgação e utilização proactiva dos conhecimentos adquiridos através de actividades de auditoria (auditorias internas e externas) entre o pessoal internacional e nacional;
- Na ausência do Gestor de Risco e Conformidade do País, participar em reuniões de lançamento/encerramento para partilhar as lições aprendidas da auditoria anterior e destacar as orientações dos doadores.
Melhoria do Processo
- Reforçar os procedimentos actuais e a qualidade do controlo interno ACTED, com base nas melhores práticas internacionais, nos requisitos dos doadores e nos resultados das auditorias internas e externas;
- A pedido do Gestor de Risco e Conformidade do País ou do Director de Auditoria, participar na elaboração de políticas específicas.
Transparência
- Participar na minimização do risco de fraude e corrupção, assegurando a adesão aos procedimentos ACTED FLATS, ACTED Code of Conduct e ACTED Anti-Fraud Policy;
- A pedido do Gestor de Risco e Conformidade do País, do Director do País e/ou do Director de Auditoria, participam em investigações de casos de fraude;
- A pedido do Gestor de Risco e Conformidade do País, se existir, ou do Director do País, actualizar o Registo de Fraudes (FRA-04);
- Promover activamente a política antifraude e de denúncia do ACTED em todos os escritórios do ACTED no país.
Coordenação Interna
- Assegurar a formação e o reforço das capacidades dos membros da equipa de Conformidade, a fim de aumentar o nível de capacidade técnica e competências dentro do departamento;
- Gerir um Estagiário de Risco e Conformidade (se existir) acompanhando os planos de trabalho e as actividades do dia-a-dia;
- Mentor do Estagiário de Risco e Conformidade e Oficial Nacional de Conformidade com o objectivo de reforçar a sua capacidade técnica.
Outros
- Fornecer atualizações regulares e atempadas sobre os progressos e desafios para a coordenação e outros membros da equipa;
- Avisar o Director do país e a sede caso surjam alguns problemas importantes com um potencial impacto financeiro ou reputacional na missão;
- Realizar quaisquer outras actividades relacionadas, conforme atribuídas pelo supervisor imediato.
Requisitos
- Três (3) anos de experiência de trabalho em contexto humanitário ou desenvolvimento;
- Licenciatura em Estatística, Contabilidade, ou outra área relacionada;
- Capacidade de trabalhar em equipa;
- Experiência de trabalho anterior em contextos complexos e voláteis;
- Resultados documentados relacionados às responsabilidades do cargo que frequentou;
- Gestão de tempo de forma eficaz, prioritizando tarefas e capaz de trabalhar com prazos;
- Bons conhecimentos culturais, sociais, políticos e de segurança na área;
- Comprovada capacidade de comunicação, relacionamento interpessoal e negociação com forte experiência;
- Tem de falar Inglês;
- Bons conhecimentos de informática.
Processo de Candidatar
1. Documentos Exigidos:
- Curriculum Vitae actualizado e em inglês;
- Carta de Motivação em inglês.
2. Como se Candidatar:
Para se Candidatar a esta vaga de emprego, poderá enviar Curriculum Vitae actualizado e em inglês e Carta de Motivação em inglês para o correio eletrônico abaixo:
E-mail: jobs.mozambique@acted.org
Indique no Assunto do E-mail: Oficial de Transparência e Conformidade
Indique no título do e-mail da candidatura: “Candidatura Transparency and Compliance”.
Validade: 27 de Fevereiro de 2023
Localização: Cabo Delgado, Pemba
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