Vaga para Oficial de Transparência e Conformidade (m/f) - Vagas de Emprego

Vagas de Emprego:

A Agency for Technical Cooperation and Development (ACTED) pretende recrutar para o seu quadro de pessoal um (1) Oficial de Oficial de Transparência e Conformidade em Pemba.


Objectivo da Posição

O Responsável pela Transparência e Conformidade contribui para (i) controlar, numa abordagem de auditoria baseada no risco, a implementação dos processos do ACTED em conformidade com as directrizes do ACTED, directrizes específicas dos doadores, melhores práticas e regulamentos nacionais no país relevante; (ii) desenvolver e contribuir activamente para planos de acção acordados com a coordenação do país, a fim de mitigar os riscos identificados, e para fazer face às prioridades, restrições orçamentais e contexto organizacional. Ela/Ele fornece apoio técnico e capacitação ao pessoal da FLATS do país para implementar o plano de acção e abordar as questões. Ela/Ele também fornece apoio técnico para auditorias externas dos doadores e preparação e acompanhamento das devidas diligências. Ela/Ele deve cumprir e assegurar o cumprimento do código de conduta de auditoria.


Objectivos

Função de auditoria interna: contribuir para (i) controlar, numa abordagem de auditoria baseada no risco, a implementação dos processos do ACTED a nível da capital, área e parceiro de implementação, em conformidade com a directriz do ACTED elines, directrizes específicas dos doadores, melhores práticas e regulamentos nacionais no país relevante e (ii) desenvolver e participar em planos de acção acordados com o Gestor de Risco e Conformidade do País (em qualquer) ou coordenação do país;
Participar nas auditorias externas dos doadores e na preparação e acompanhamento das devidas diligências;
Formação, lições aprendidas e melhores práticas: proporcionar sessões de formação para reforçar o nível de conformidade das equipas do país e dos parceiros de implementação, propor a melhoria dos actuais procedimentos do ACTED, com base nas lições aprendidas e melhores práticas;
Transparência/ Gestão de Conformidade: Promover activamente a política antifraude e de denúncia da ACTED dentro dos escritórios nacionais da ACTED;
Facilitar a coordenação e comunicação interna e orientar o Estagiário de Risco e Conformidade do País (se existir) e a Equipa Nacional de Conformidade.


Deveres e Responsabilidades

Função de Auditoria Interna

1.1. Participar na implementação do plano nacional de auditoria interna aprovado: realizar missões de auditoria interna através de uma abordagem de gestão de risco:

  • Plano de Auditoria: participar na implementação e na actualização do plano de auditoria do país (incluindo as devidas diligências de PI);
  • Realizar missões de auditoria interna por país: realizar missões de auditoria por país/área de acordo com o Plano de Auditoria por País e a metodologia de auditoria interna ACTED;
  • Rever as missões de auditoria interna por país/área conduzidas pela equipa de auditoria e conformidade da área/país antes da aprovação da Coordenação;
  • Realizar as devidas diligências de implementação dos parceiros, participar no acompanhamento do plano de mitigação;
  • Sugerir medidas para mitigar tais riscos ao Gestor de Risco e Conformidade do País, discutir as principais conclusões e recomendações durante a missão; elaborar um plano de acção (AUD-04B) a ser discutido durante a sessão de debate;
  • Relatório de auditoria: enviar os relatórios de auditoria (AUD-04A) ao Gestor de Risco e Conformidade do País para análise antes da aprovação regional e/ou da sede;
  • Assegurar o seguimento das recomendações e participar activamente na sua implementação.

Implementação das directrizes padrão ACTED e do Sistema FLAT a nível da capital, área e parceiros: contribuir para:

  • Controlar o fluxo mensal de documentação das Áreas e Parceiros para o escritório da Capital; Rever o nível de conformidade da documentação numa base aleatória;
  • Supervisionar a compilação, arquivo e verificação de todas as informações financeiras, logísticas, administrativas, de RH e de programas relacionados com o projecto (incluindo documentação das áreas e dos parceiros) na pasta FLATS de Conformidade do projecto designada numa base mensal (FLA 01 e FLA 03);
  • Apoiar a Equipa de Conformidade na identificação das questões de conformidade, preenchendo as listas de verificação de conformidade (FLA 02);
  • O seguimento do plano de acção (AUD 04B);
  • Elaborar o Relatório Mensal de Conformidade (FLA 04) e o TITANIC de auditoria e obter a revisão e aprovação do Gestor de Risco e Conformidade do País e enviá-lo para a sede.


1.1. Quando necessário, contribuir para controlar o cumprimento das normas e regulamentos do país. A pedido da sua Coordenação e em ligação com o Gestor Financeiro do País:

  • Apoio, em casos de litígio (pessoal, fornecedores, etc.) acompanhamento;
  • Apoiar o acompanhamento da legislação nacional e local (isenção fiscal, segurança social, direito do trabalho, etc.);
  • Acompanhamento da isenção de impostos/IVA: controlar o cumprimento da legislação fiscal ACTED e que as isenções de impostos/IVA sejam solicitadas atempadamente.


1.2. Prestar apoio para mitigar os elevados riscos identificados:

  • Prestar apoio técnico aos departamentos de Finanças, Logística, Administração, Auditoria e Programa e participar na implementação do plano de acção para mitigar os riscos identificados em 1.1, 1.2 e 1.3 a pedido do Gestor de Risco e Conformidade do País, do Director do País e/ou do Director de Auditoria, Jurídico e Transparência da Sede.


1.3. Quando necessário, contribuir para controlar o cumprimento das normas e regulamentos do país. A pedido da sua Coordenação e em ligação com o Gestor Financeiro do País:

  • Apoio, em casos de litígio (pessoal, fornecedores, etc.) acompanhamento;
  • Apoiar o acompanhamento da legislação nacional e local (isenção fiscal, segurança social, direito do trabalho, etc.);
  • Acompanhamento da isenção de impostos/IVA: controlar o cumprimento da legislação fiscal ACTED e que as isenções de impostos/IVA sejam solicitadas atempadamente.


1.4. Prestar apoio para mitigar os elevados riscos identificados:

  • Prestar apoio técnico aos departamentos de Finanças, Logística, Administração, Auditoria e Programa e participar na implementação do plano de acção para mitigar os riscos identificados em 1.1, 1.2 e 1.3 a pedido do Gestor de Risco e Conformidade do País, do Director do País e/ou do Director de Auditoria, Jurídico e Transparência da Sede.


Auditoria externa: contribuir para a auditoria externa e para a preparação e acompanhamento das devidas diligências
  • Participar na preparação de auditorias externas e due diligences em estreita colaboração com o Departamento de Auditoria da Sede, o Gestor Financeiro do País e o Director do País;
  • Projecto da preparação da Auditoria Externa (AUD-01) e actualização do Projecto, FLAT & Acompanhamento da Auditoria Externa (AUD-00);
  • Contribuir para a formação dos parceiros de implementação / pessoal do país/área para a preparação da auditoria externa;
  • Contribuir, em consonância com o Gestor Financeiro Nacional na gestão da preparação da auditoria externa relacionada com as despesas dos Parceiros de Implementação.
  • Contribuir, em estreita relação com o Director Nacional e o Director Financeiro Nacional, para facilitar e coordenar a auditoria, organizar o pontapé de saída e encerrar as reuniões de cada auditoria externa;
  • Contribuir para o projecto de respostas da Gestão ACTED ao relatório de auditoria, a ser revisto pelo Gestor de Risco e Conformidade do País e aprovado primeiro pelo Gestor Financeiro do País e pelo Director do País e depois pelo Departamento de Auditoria da Sede. Acompanhar a recepção do relatório de auditoria assinado;
  • Contribuir para assegurar (i) a actualização das Recomendações de Auditoria Externa (AUD-02) e (ii) a implementação das recomendações das auditorias externas;
  • Quando relevante para o registo de um projecto a)   ou missão, fornecer apoio técnico para seleccionar empresas de auditoria externa.


Sessões de Formação/ Lições Aprendidas/ Melhores práticas

Capacitação e Formação

  • Proporcionar formação prática em áreas específicas dos procedimentos ACTED;
  • Pessoal de Conformidade de Mentores no país.


Lições Aprendidas

  • Contribuir para uma divulgação e utilização proactiva dos conhecimentos adquiridos através de actividades de auditoria (auditorias internas e externas) entre o pessoal internacional e nacional;
  • Na ausência do Gestor de Risco e Conformidade do País, participar em reuniões de lançamento/encerramento para partilhar as lições aprendidas da auditoria anterior e destacar as orientações dos doadores.


Melhoria do Processo

  • Reforçar os procedimentos actuais e a qualidade do controlo interno ACTED, com base nas melhores práticas internacionais, nos requisitos dos doadores e nos resultados das auditorias internas e externas;
  • A pedido do Gestor de Risco e Conformidade do País ou do Director de Auditoria, participar na elaboração de políticas específicas.


Transparência

  • Participar na minimização do risco de fraude e corrupção, assegurando a adesão aos procedimentos ACTED FLATS, ACTED Code of Conduct e ACTED Anti-Fraud Policy;
  • A pedido do Gestor de Risco e Conformidade do País, do Director do País e/ou do Director de Auditoria, participam em investigações de casos de fraude;
  • A pedido do Gestor de Risco e Conformidade do País, se existir, ou do Director do País, actualizar o Registo de Fraudes (FRA-04);
  • Promover activamente a política antifraude e de denúncia do ACTED em todos os escritórios do ACTED no país.


Coordenação Interna

  • Assegurar a formação e o reforço das capacidades dos membros da equipa de Conformidade, a fim de aumentar o nível de capacidade técnica e competências dentro do departamento;
  • Gerir um Estagiário de Risco e Conformidade (se existir) acompanhando os planos de trabalho e as actividades do dia-a-dia;
  • Mentor do Estagiário de Risco e Conformidade e Oficial Nacional de Conformidade com o objectivo de reforçar a sua capacidade técnica.


Outros

  • Fornecer atualizações regulares e atempadas sobre os progressos e desafios para a coordenação e outros membros da equipa;
  • Avisar o Director do país e a sede caso surjam alguns problemas importantes com um potencial impacto financeiro ou reputacional na missão;
  • Realizar quaisquer outras actividades relacionadas, conforme atribuídas pelo supervisor imediato.


Requisitos

  • Três (3) anos de experiência de trabalho em contexto humanitário ou desenvolvimento;
  • Licenciatura em Estatística, Contabilidade, ou outra área relacionada;
  • Capacidade de trabalhar em equipa;
  • Experiência de trabalho anterior em contextos complexos e voláteis;
  • Resultados documentados relacionados às responsabilidades do cargo que frequentou;
  • Gestão de tempo de forma eficaz, prioritizando tarefas e capaz de trabalhar com prazos;
  • Bons conhecimentos culturais, sociais, políticos e de segurança na área;
  • Comprovada capacidade de comunicação, relacionamento interpessoal e negociação com forte experiência;
  • Tem de falar Inglês;
  • Bons conhecimentos de informática.


Processo de Candidatar

1. Documentos Exigidos:

  • Curriculum Vitae actualizado e em inglês;
  • Carta de Motivação em inglês.


2. Como se Candidatar:

Para se Candidatar a esta vaga de emprego, poderá enviar Curriculum Vitae actualizado e em inglês e Carta de Motivação em inglês para o correio eletrônico abaixo:

E-mail: jobs.mozambique@acted.org

Indique no Assunto do E-mail: Oficial de Transparência e Conformidade

Indique no título do e-mail da candidatura: “Candidatura Transparency and Compliance”.

Validade: 27 de Fevereiro de 2023

Localização: Cabo Delgado, Pemba

Nota: O candidato necessita de ter disponibilidade imediata. Dada à urgência da posição as candidaturas serão revistas diariamente. A vaga será encerrada assim que for encontrado o candidato.
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