Vaga para Oficial De CCCM e Engajamento Comunitário (m/f) - Vagas de Emprego

Vagas de Emprego:

A Fundação AVSI é uma ONG Italiana que trabalha para a promoção do desenvolvimento humano em mais de 30 países do mundo. A AVSI está presente em Moçambique desde 2010 e opera nas áreas de redução da pobreza urbana, da eficiência energética, nutrição, protecção à criança e da educação.

A Fundação AVSI pretende recrutar para o seu quadro de pessoal um (1) Oficial de CCCM e Engajamento Comunitário para Montepuez (Ref:23/Oficial de CCCM e Engajamento Comunitário/Montepuez/02/2023/AVSI), com Duração do Contrato: 5 meses.


Tarefas

  • Planificar as actividades de CCCM e Mobilização Comunitária a nivel interno e com diversos parceiros de sensibilização de diversos temas;
  • Realizar o registo dos beneficiários e levantamentos das necessidades dos centros em colaboração em colaboracao com o Governo (SDPI);
  • Treinar e monitorar os activistas do campo em matéria de CFM de modo a garantir as exigências reais e preocupações da comunidade garantindo o funcionamento do mecanismo se sugestões e reclamações nas comunidades (CFM);
  • Identificar e criar comité de gestão do centro ( CCCM) com uma boa ligação comunitária e fortalecer a coordenação e a construção de relações harmónicas e eficaz com os grupos de liderança comunitária e membros da comunidade local, numa base formal e informal;
  • Planificar e elaborar calendarios de gestão de reunioes regulares com os comites de gestaos dos centros, a comunidade e os demais parceiros de intervencao do campo;
  • Elaborar e partilhar com o supervisor e parceiros os planos temáticos de mensagens chaves para as actividades de campanhas de sensibilização;
  • Realizar actividades de recolha regular de dados e difinir o nível de compreensão de abrangente das lacunas e sobreposições nas diferentes áreas dos projectos;
  • Monitorar as actividades realizadas pelos activistas e os comités de gestão a nível do centro;
  • Realizar réplicas de treinamentos para os activistas e os comités de gestão do centro em diversos tópicos (CCCM, VBG, PSEA, entre outros);
  • Mapear todas necessidades de melhoramento de infraestruturas dos centros e supervisionar as actividades que seram desenvolvidas usando ferramentas disponiveis KOBO;
  • Pré-estabelecer e natecipar todas necessidades logisticas do campo e a nível da equipa para a realizacao das actividades com êxito;
  • Apresentação atempada os relatório semanais, bisemanais e mensais de campo, produtos de informação e bases de dados actualizadas, conforme solicitado pelo supervisor;
  • Trabalhar sob a responsabilidade do coordenador e vice-coordenador de projecto em coordenação com os outros membros da equipa e com os parceiros;
  • Realizar encontros com líderes comunitários para divulgação das actividades do projecto;
  • Apoiar na identificação do grupo-alvo do projecto e na selecção dos beneficiários;
  • Organizar actividades com actores comunitários e activistas para apoiar no engajamento comunitário para as actividades de mutirão de limpeza;
  • Realizar encontros de mobilização comunitária, apoio nas actividades de formação e sensibilização, e nas actividades de colectivas;
  • Facilitar reuniões regulares e contínuas com as comunidades e as outras partes interessadas;
  • Assegurar o engajamento comunitário nas actividades colectivas de limpeza e nos trabalhos de construção;
  • Apoiar na mobilização, engajamento e informação porta-a-porta dos beneficiários que receberão obras em seus talhões;
  • Acompanhar e atender a comunidade nas questões que possam surgir em relação a realização das obras nos espaços públicos;
  • Estabelecer e garantir o funcionamento do mecanismo se sugestões e reclamações nas comunidades;
  • Acompanhar a implementação das actividades do projecto e analisar as melhores estratégias de envolvimento comunitário e propor mudanças para melhoria;
  • Coordenar com o governo local, as comunidades locais, ONGs de implementação e outras partes interessadas nas actividades do projecto;
  • Apoiar a equipa técnica no seguimento e controle dos trabalhadores das obras, garantindo a frequência, a utilização de equipamentos de segurança e na distribuição de tarefas;
  • Coordenação com a equipa de obras, integrando as actividades e os beneficiários;
  • Apoiar as equipas do Projecto através da recolha de dados e reporte dos mesmos;
  • Contribuir para a elaboração de relatórios técnicos e para a análise dos dados colectados;
  • Participar nos encontros com os parceiros, beneficiários, financiadores e stakeholders para a coordenação/ monitoria das actividades;
  • Coordenação e colaboração estreita com o resto da equipa do projecto, colegas da AVSI e parceiros.


Requisitos

  • Nacionalidade moçambicana;
  • Diploma ou certificado de Ensino Técnico/ Licenciatura/ Pós-Graduação em: Meio de Vida, Ciências de Educação, Psicologia, Sociologia, Estudos de Cooperação Internacional, Direito, Gestão de projectos;
  • Desenvolvimento Comunitário ou áreas relacionadas, obtido numa instituição de ensino de reputado mérito;
  • Experiência de facilitação e mobilização comunitária, incluindo um bom entendimento das políticas comunitárias e sistema de CFW;
  • Mínimos dois (2) anos de experiência em programas de mobilização comunitária em contextos de desenvolvimento e de emergência para ONGs;
  • Experiência de facilitação e mobilização comunitária, incluindo um bom entendimento das políticas comunitárias e trabalhos comunitários em sistema de CFW;
  • Habilidades de treinamento e capacitação, capacidade de realizar treinamentos formais, estruturados e informais no sector de engajamento e mobilização comunitários em actividades de sensibilização e formação;
  • Boas competências de informática na óptica do utilizador para as aplicações gerais (MS-Office, Email, Internet, KOBO);
  • Capacidade de trabalhar de forma autónoma e proactiva;
  • Capacidade demonstrada para trabalhar eficazmente com uma série de intervenientes, incluindo representantes governamentais, organizações comunitárias, doadores, e outros intervenientes;
  • Fluente em Português, falado e escrito, e língua local (Macua, Kimwuani, Maconde);
  • Honestidade e capacidade de trabalhar sob pressão;
  • Atenção aos detalhes e cumprimento de prazos;
  • Espírito de equipa, com boa capacidade de relacionamento e comunicação;
  • Disponibilidade imediata;
  • Identificação com os princípios metodológicos e valores da AVSI.


Processo de Candidatura

1. Documentos Exigidos

A Fundação AVSI convida por este meio candidatos individuais e elegíveis a apresentarem as suas candidaturas através do envio APENAS dos seguintes documentos:

  • Carta de Candidatura;
  • Curriculum Vitae.


2. Como se Candidatar:

Para se Candidatar a esta Vaga de Emprego, poderá enviar os Documentos Exigidos acima, para o correio eletrônico abaixo:

Indique no Assunto do E-mail: Ref: 020/Oficial/Técnico de Obras WASH/02/2023/AVSI.

Validade: 15 de Fevereiro de 2023

Localização: Cabo Delgado, Pemba

Nota: As candidaturas sem indicação de pelo menos duas Referências de pessoas que foram seus supervisores serão desqualificadas. Por favor, indicar referência da vaga no assunto do email.

Encorajamos a candidatura de mulheres!


Aviso Legal

A AVSI não faz nenhum tipo de cobranças em quaisquer das fases do processo de recrutamento. Se alguém lhe solicitar valores para vagas favor comunicar imediatamente ao escritório da AVSI.

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